Composição de Quadros na Decoração?

Conheça aqui como compor kits ou composição de quadros na decoração. Utilizar quadros na decoração não é uma ideia nova, porém o que está em destaque no momento é a chamada composição de quadros. Trata-se de uma técnica de decoração que consiste em alinhar quadros de diferentes tipos e tamanhos para que a parede ganhe mais destaque e charme.

Muitos adeptos dizem que não há regras para fazer a composição de quadros na decoração ou Kit de Quadros. Outros defendem que é preciso ter um mínimo de organização até mesmo se a ideia do proprietário da casa for apresentar um estilo mais despojado.

O que não se pode negar é que o uso de quadros na decoração da casa está em alta. Os blogs e revistas de decoração estão aí para comprovar isso. Existem inclusive kits de quadros próprios prontos para instalar.

Quer saber mais um pouco sobre esta técnica? Então, continue com a gente e aprenda como você mesma pode deixar a sua casa mais bonita e personalizada.

Regrinhas sobre composição de quadros na decoração

Mesmo que você não seja adepto(a) de regras na hora de decorar um ambiente, mas gosta da tendência de usar quadros na decoração, é bom ficar atento a alguns detalhes, pois podem lhe ajudar bastante.

  • A altura padrão recomendada é de 1,60 m para que todas as pessoas possam visualizar os quadros sem limitações e que também não corram o risco de esbarrar ou bater a cabeça etc.
  • Os quadros podem enfeitar as paredes de qualquer ambiente da casa.  Mas se a posição deles for acima de sofá ou cabeceira de cama, o ideal é posicioná-los 25 cm acima.
  • O tamanho dos quadros deve ser proporcional ao tamanho da parede. Se esta for pequena, os quadros também devem ser pequenos e vice versa.
  • A moldura do quadro vai depender do seu estilo de decoração. Manter a harmonia é essencial para garantir um aspecto elegante.
  • A disposição dos quadros pode ser simétrica ou assimétrica dependo do gosto de cada um e levando em consideração os diferentes tamanhos dos quadros.

Dicas para facilitar na hora de compor os quadros

Uma dica para tentar não errar na hora de usar quadros na decoração é instalar uma bancada para disposição de quadros sem que precise pregá-los na parede.

Se não souber por onde começar, inicie pelo centro da parede e, a partir daí, vá fazendo a composição dos demais quadros.

Alinhe os quadros de forma que formem uma linha horizontal imaginária. Também é um jeito fácil de dispor os quadros sem precisar fazer muitas adequações. Basta usar fita crepe para fazer a demarcação.

Aqui você pode conferir exemplos de como dispor os quadros na parede.

Quadros com as mesmas molduras podem ser dispostos lado a lado criando harmonia entre si e no ambiente em que se encontram.

Você mesma pode imprimir frases ou imagens, encaixá-las em molduras e criar a sua própria história. Pendure na sala, na cozinha ou no quarto e substitua-os sempre que achar necessário.

A cor da parede também influencia na harmonização e composição dos quadros. Paredes na cor cinza ou branca são as que garantem menos erros, mas isso depende muito do gosto do morador.

A composição de quadros é uma alternativa muito interessante para a decoração de um ambiente. Além de embelezar a parede ainda serve como uma maneira de contar histórias. Podem ser fotos emolduradas tiradas em viagens ou eventos importantes, pôsteres que representem algo para o morador, enfim, tudo que for relevante para ele e que mereça ser exposto.

Ao escolher esta técnica de usar quadros na decoração para o seu lar, lembre-se de manter a harmonia com todo o resto do ambiente e da casa. Experimente fazer você mesma a interação entre os quadros e deixando tudo mais personalizado possível. Decoração também é isso: beleza e personalidade.

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe com os seus amigos. A gente se vê no próximo encontro 😉

Deixe um comentário