Como Decorar Varandas Amplas em Seu Apartamento

Conheça todas as dicas para deixar a sua varanda em perfeitas condições!

 

Uma das maiores vantagens de morar em apartamento, certamente é poder ter uma varanda decorada com uma vista maravilhosa da cidade onde você mora, dificilmente irá ter esse privilegio nas casas para alugar. Com o passar dos anos este cantinho passou a ganhar cada vez mais força, não sendo mais deixado de lado e esquecido no momento de realizar uma reforma.

Muitas pessoas optam por fechar esse espaço e colocar móveis, acessórios e plantas, assim é possível eliminar a maioria dos barulhos provenientes da rua, chuva e o excesso de iluminação. Certamente, a varanda, quando vem planejada e analisada, é perfeita para convidar amigos e familiares e ter uma tarde de sábado e domingo inesquecível e com muitas risadas para esquecer a rotina cansativa do dia a dia. Quer conhecer todos os itens e combinações de estilos para decorar a sua varanda? Continue lendo o artigo e saiba como deixar o espaço com a sua personalidade! Confira todos os detalhes e se encante junto com a gente!

Quais são os estilos de varanda?

Não existe um estilo padrão para decorar a varanda do seu imóvel, já que depende muito dos gostos dos moradores do apartamento e do tamanho que ela possui. Mas para facilitar a escolha dos acessórios e plantas que irão compor o ambiente, separamos algumas características dos estilos mais conhecidos!

As varandas rústicas são cada vez mais vistas, são associadas com as antigas casas de campo. São muito utilizados pelos decoradores, mesas, cadeiras, sofás e plantas voltadas para a natureza. Os cestos, as padras e a madeira envelhecida são as peças chaves para dar aquela personalidade diferente.

O estilo de decoração moderno também combina muito bem com as varandas que são muito vistas em alugueis de apartamentos em Florianópolis. Aqui, podem ser utilizadas várias cores, não precisam ser necessariamente tons mais suaves e claros, use e abuse da sua criatividade! Mas lembre-se, é importante manter o mesmo padrão até o final do projeto. Utilize móveis grandes e pequenos, mantenha o equilíbrio e não exagere. Colocar bancos e sofás pode ser uma ótima ideia!

No estilo mais tradicional, tente utilizar móveis mais clássicos e cores neutras, tudo isso irá passar uma sensação de tranquilidade e conforto. Mas sempre seguindo o mesmo padrão, como foi mencionado no item anterior. Consulte um profissional experiente na área caso for necessário para tirar todas as suas dúvidas.

Vale lembrar que não preciso escolher apenas um estilo, é possível misturar todos e achar o estilo perfeito para você. Peça a opinião do restante dos moradores do apartamento, certamente eles terão novas ideias para te ajudar na decoração da varanda, por isso não dispense uma ideia diferente, veja no que ela pode contribuir. Confira a seguir os móveis que são mais utilizados para deixar o ambiente em perfeitas condições e do jeito que você gosta!

Móveis para a varanda

Após ter entendido um pouco mais sobre os diferentes estilos de varandas e como eles podem ser combinados entre si, é hora de conferir quais móveis podem ser colocados. Lembre-se que a escolha destes acessórios está diretamente ligada com o tipo de decoração que foi escolhida, não adianta querer colocar um sofá cheio de curvas em um ambiente rustico, não combina e deixa o ambiente pesado!

Os bancos são aqueles acessórios que ficam perfeitos em qualquer ocasião, mas claro, fique atento nas cores. É possível optar por modelos menores, mais altos e com diferentes cores. Dependendo da composição do ambiente, eles podem ser a peça chave para ter aquele toque de mais de elegância e charme. No estilo moderno, os bancos podem ser combinados com uma mesa grande.

As poltronas não podem faltar, são peças típicas das varandas! Está opção é cada vez mais vista, principalmente nos ambientes onde não é possível adicionar um sofá. Além disso, elas proporcionam conforto e tranquilidade para poder descansar e se distrair um pouco. A poltrona combina perfeitamente no centro da varanda ou na frente dos vasos com plantas maravilhosas.

A mesa pequena é fundamental na composição da varanda, afinal é necessário um espaço para colocar as bebidas e comidas em uma reunião familiar. Mas lembre-se, é sempre importante prestar atenção no material que está sendo utilizado. No caso de ambientes modernos opte pelas mesinhas feitas em metal, no rustico pela madeira e no tradicional por aquelas mais simples e sem tantos detalhes. Na sequência vamos entender um pouco mais sobre as plantas que podem ser colocadas!

As plantas que mais combinam

Os móveis da varanda possuem uma personalidade única e combinam perfeitamente com plantas, de diferentes tamanhos, cores e estilos. Elas são uma excelente opção para ajudar a deixar o ambiente ainda mais agradável e bonito, mas para isso é necessário saber escolher as mais adequadas.

Em primeiro lugar, analise muito bem as condições climáticas, já que isso irá interferir diretamente na escolha das plantas. Outro fator que deve ser muito bem avaliado é o tempo disponível para cuidar delas, uma vez que alguns tipos de flores precisam de mais água e atenção que outras.

Para varandas em apartamentos mais baixos são indicadas as plantas de sombra e meia sombra, entre elas, orquídeas, samambaias, palmeiras, bromélias, heras e asplênio. Já para as varandas em apartamentos mais altos são recomendadas as plantas de meia sombra que conseguem se desenvolver bem em locais mais iluminados, tais como cactos, aspargos e suculentas.

Sempre que tiver alguma dúvida sobre o tipo de planta que combina mais com o seu estilo, consulte um especialista da área de decoração de interiores, certamente ele irá te orientar da melhor forma possível! Conversar com familiares e amigos sobre o assunto também pode ser perfeito.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e aqui no blog saiba mais sobre decoração para deixar seu espaço perfeito e do seu jeito! Compartilhe em suas redes sociais, certamente irá ajudar muitas pessoas a deixar o ambiente em perfeita harmonia!

1 comentário em “Como Decorar Varandas Amplas em Seu Apartamento”

Deixe um comentário