Decoração Escada, Você Pode e Deve Decorar

Além de se preocupar com o formato e a localização da escada na sua casa, você pode decorar “esse caminho”. Esqueça aquela ideia de que na escada só se usa corrimão. Isso mudou há muito tempo.

1 – Decoração em escadas

Por, às vezes, ter paredes compridas, uma decoração se faz necessária. Não deixe aquele paredão perdido, tipo “lambido”. Você pode aproveitá-lo e torná-lo um belo chamariz. Um espaço para deixar seus convidados de boca aberta. Faça desse espaço uma verdadeira arte de decoração.

2 – Feng Shui

Para os mais crentes, vale citar que, de acordo com estudos do Feng Shui, a escada representa a fluidez da energia pela casa. E escada é a responsável pela condução de energia entre os andares. E há várias maneiras de eliminar energias negativas que, por ventura possam ficar presas na casa. Mas uma coisa é certa e unânime, até pela questão de segurança, não deixe nada obstruindo a escada, elas têm que ter caminho livre.

Ainda segundo o Feng Shui, e vejam, já começando a falar de decoração, recomenda-se colocar espelhos e quadros nas escadas. Em alguns casos, recomendam-se quadros com sensação de infinito e amplitude. Tudo depende do formato e da posição da escada dentro da casa. O artifício de utilizar espelho é utilizado principalmente para escadas estreitas. Os espelhos dão um ar de amplitude ao espaço.

Fonte img:  dicasdemulher

 

3 – Escadas Longas

Já nas escadas muito longas, àquelas que você tem a sensação de dificuldade e até um certo desânimo para percorrer, você pode decorar as paredes laterais com vários quadros, seja acompanhando a inclinação, usando kits, fazendo figuras geométricas, trabalhando com simetria ou recheando a parede mesmo. Procure utilizar os temas do tipo paisagens, animais, florais ou monumentos. Prefira sempre temas alegres e inspiradores. Algo que te satisfaça e que seja confortável olhar ao subir ou descer a escada. Você pode também optar por telas, lembrando que a iluminação é um diferencial em qualquer projeto.

Fonte img: vivadecora

4 – Você Também Pode

Cabe muito bem também a colocação de retratos da família. Dá para usar porta retratos sim, ou fotos devidamente emolduradas. Fica interessantíssimo usar fotos para descrever a trajetória da família, mostrando todas as fases da vida de cada um. Cada degrau uma lembrança, desde a infância, passando pela juventude, adolescência, até os dias atuais. Ou mesmo só os momentos alegres e mais marcantes que tiveram durante a vida. É como mostrar a evolução humana, só que contando sua própria história. Pense nisso, sempre caberá mais uma foto! E espaço não faltará.

Se a escada for vazada, sob ela você pode fazer muitas coisas também. Espaço para leitura, para descanso ou simplesmente, um espaço para guardar coisas. Pode projetar com prateleiras saindo de alguns degraus, onde você pode colocar porta retratos, esculturas, vasos, etc. Jardim, bar, fonte, aquário, bancada, adega e estante de livros são outras opções bem bacanas. Mas lembre-se sempre de dar vida ao espaço e as paredes.

Então, fica a dica, use e abuse de quadros, espelhos, pôsteres, gravuras, telas, molduras, fotos e adesivos nas paredes da sua escada. Deixe o espaço agradável, chamativo e mais valorizado.

Deixe um comentário