Tendências de decoração para 2022

A pandemia do coronavírus e a experiência do lockdown mudou a maneira como enxergamos o mundo, influenciando diretamente diversos âmbitos de nossas vidas. E podemos conferir essas mudanças nas tendências de decoração de 2022. 

Isso porque, após passar tanto tempo em casa, ter um lar confortável e prático se tornou algo fundamental para a maioria das pessoas. Assim, essa necessidade reflete na indústria da decoração de interiores e suas tendências.  

Então, leia o texto e confira quais são as principais tendências de decoração que farão sucesso em 2022. Boa leitura! 

Tendências de decoração: Cada vez mais conforto  

Vivemos em um mundo corrido, onde surge a necessidade de praticidade e versatilidade em todos os âmbitos. Assim, não seria diferente com os lares, mais do que nunca, as pessoas sentem a necessidade de ter uma casa multifuncional e confortável.  

Especialmente após a pandemia do coronavírus, em que a grande maioria da população precisou entrar em lockdown e passar mais tempo dentro de suas casas, a estética do conforto se instaurou em diversos nichos, como moda, alimentação e, é claro, decoração.  

Essa estética é conhecida como comfy, e existem diversas variantes dela. Entre as apostas para 2022, destaca-se o minimalismo acolhedor, ou também conhecido, novo minimalismo.  

Mais sobre minimalismo

Esse estilo domina o mercado de design de interiores desde o início dos anos 2000, e se mostra através de cores neutras, móveis baixos, linhas simples e etc.  

No entanto, durante o período em que a população estava de quarentena, a busca por conforto e ambientes acolhedores se tornou mais urgente. Chega de ambientes maçantes e frios!  

Agora, é comum que os ambientes sejam repletos de cores vibrantes, diferentes camadas de decoração, e formas vivas, misturando estilos e traduzindo a personalidade do morador em seus detalhes.  

Existe uma mistura de linhas curvas e retas, formando um design elegante, mas, sempre muito aconchegante. Além disso, esse estilo se destaca pela sua simplicidade.  

O minimalismo costuma usar materiais confortáveis, com boa qualidade e macios ao toque. Em geral, as cores neutras, como marrom e tons de creme, por exemplo, são destaques na paleta de cores.  

E ainda, usa-se bastante os tons pastéis, que agregam a sensação de tranquilidade e aconchego ao ambiente.  

Destaca-se também, a preferência por escolher ambientes integrados, privilegiando o uso coletivo do espaço.  

O objetivo é unificar tarefas dentro de casa em um único ambiente, aumentando a sensação de bem-estar. Dessa maneira, é possível deixar os ambientes mais amplos, e ainda assim, trazer a sensação de conforto.  

Principais tendências de decoração em 2022 

Agora que você tem uma visão ampla do que será sucesso em 2022 no nicho de decoração de interiores, entenda um pouco mais sobre cada tendência. Confira abaixo: 

Ambientes integrados  

Como citamos acima, o ambiente integrado proporciona maior sensação de amplitude e conforto no ambiente, trazendo a sensação de bem-estar. Essa é uma alternativa interessante para quando se tem mais de uma pessoa no imóvel, uma vez que favorece o uso coletivo dos ambientes.  

Para aderir essa mudança, não é preciso muito, vale a pena considerar fazer pequenas reformas em seu imóvel para aderir os ambientes integrados.  

Assim, se você tem um imóvel próprio pode derrubar uma parede para criar essa amplitude em seu lar. Dessa forma, integrar a sala e cozinha, por exemplo, é uma boa escolha.  

No entanto, se seu imóvel é alugado, é preciso que você consiga a aprovação do proprietário para fazer as alterações. Porém, a reforma é mínima, e pode ser feita em até um dia por um profissional, e irá agregar muito ao seu lar.  

Estilo retrô 

As tendências são cíclicas, e o estilo de decoração retrô está de volta. Esse estilo possibilita que móveis e objetos de decoração de família façam parte do ambiente, criando um lugar cheio de memórias afetivas.  

Dessa maneira, seu lar será criado de acordo com a personalidade dos moradores, e, ao mesmo tempo, contatará um pouco de suas histórias através dos objetos pessoais.  

Nessa tendência, é comum misturar objetos modernos e retrô, conferindo ao ambiente um toque criativo que mescla passado e presente.  

Formas e cores vivas  

Em 2022, a busca por um ambiente mais natural e aconchegante continuará sendo uma das tendências de decoração. Assim, vale a pena apostar no uso de formas e cores vivas.  

Você pode utilizar plantas, cores, e painéis de madeira clara que podem remeter ao natural, assim como abusar de tons terrosos.  

Portanto, o que vale nessa tendência é a valorização de materiais naturais, como madeira, linho, palha, algodão e etc. Para trazer a sensação de natural, mantenha a forma e cor originais, inclusive aqueles detalhes que antes eram considerados “defeitos”.  

Portanto, o que vale nessa tendência é a valorização de materiais naturais, como madeira, linho, palha, algodão e etc. Para trazer a sensação de natural, mantenha a forma e cor originais, inclusive aqueles detalhes que antes eram considerados “defeitos”.  

Tendências de decoração: Dourado  

O dourado será uma das tendências de decoração em 2022. Essa cor remete a abundância e prosperidade, e, com certeza, estará bem presente nos lares no próximo ano! 

A dica principal é investir em objetos dessa cor, como porta-retratos, luminárias, cadeiras, quadros, espelhos. Como resultado, você terá um ambiente mais elegante e refinado.  

Além disso, também vale investir em móveis com algum tipo de ferragem aparente. Como por exemplo, em uma gaveta, troque os puxadores por dourados. Esse pequeno detalhe deixará o espaço mais delicado.  

Ou então, você pode investir em acessórios da cor dourada, como toalhas, almofadas, tapetes e outros. O ideal é que sua decoração tenha toques de dourado, mas não se torne um ambiente carregado e visualmente pesado.  

Cuidado para não exagerar! 

Mobiliário multifuncional  

Essa tendência decorativa visa o melhor aproveitamento dos espaços disponíveis no imóvel. Assim, investir em móveis multifuncionais pode ser uma boa ideia.  

O intuito é aproveitar a área disponível, sem a necessidade de colocar diversos móveis, apenas o essencial. Assim, o ambiente se tornará mais prático e funcional, sem deixar o conforto e aconchego de lado.  

Especialmente para quem trabalha de home office, essa tendência é perfeita, pois investir em móveis multifuncionais te proporciona  móveis essenciais para sua rotina sem ocupar todo o espaço disponível.  

Em resumo, essas são as tendências de decoração para 2022. E aí, já escolheu qual delas você vai adotar para o seu lar? 

Compartilhe!

Deixe um comentário