Aprenda a combinar quadros com a decoração 

Na hora de decorar, os quadros são elementos importantíssimos e merecem muita atenção por parte dos decoradores. Além de imprimir estilo e personalidade ao ambiente, eles são responsáveis por harmonizar o espaço, tornando-o mais agradável e convidativo.

Versáteis e muito democráticos, eles podem ser utilizados em todos os espaços: no quarto do casal, da criança, do adolescente, na cozinha, no banheiro ou lavado, na sala de jantar ou de estar, na parede de forma tradicional, em prateleiras para quadros, em cima de aparadores, buffets ou no chão.

Em ambientes residenciais ou comerciais. Dependendo da proposta da decoração, os quadros serão os grandes destaques do ambiente.

Por isso, na hora de combinar quadros com a decoração, é importante ficar atento a essas dicas, saiba que é preciso fazer as combinações certas, pois eles determinarão a atmosfera do ambiente.

Para te ajudar nessa missão, separamos 5 dicas importantíssimas para você compor a decoração com quadros:

  1 – Altura ideal

Esse é um ponto fundamental na hora de pendurar os quadros. Você precisa ficar atento à altura certa das peças. A mais comum é de 1,60m contando a partir do chão até o meio do quadro.

Lembrando que essa não é uma medida obrigatória, porém é uma posição confortável para que as pessoas possam apreciá-lo.

2 – Escolha a posição correta

É fundamental prestar atenção no mobiliário do espaço. Se for colocar o quadro na sala, eles devem ficar pelo menos 25 centímetros acima do sofá. O mesmo vale para os quartos, em relação à cama, aparadores, mesas de jantar, etc. No caso de escadas, os quadros devem acompanhar sua inclinação.

3 – Faça testes

Atenção!

Não saia furando a parede sem antes saber o local que vai pendurar os quadros. Use moldes para testar o que fica ou não mais harmonioso. Para alinhar quadros de medidas diferentes, uma dica é alinhar todos por cima ou por baixo.

4 – Molduras em harmonia

Não há regras na hora de escolher a moldura, não é necessário optar apenas por um estilo. Observe a decoração como um todo e pendure-os fazendo com que haja um equilíbrio entre as peças.

As molduras não precisam ser todas iguais. Dá sim para misturar quadros com e sem molduras e até mesmo molduras em propostas diferentes.

Mas, lembre-se: modelos de molduras variados criam uma textura maior e pede uma decoração mais limpa no restante do espaço para não sobrecarregar.

5 –  Iluminação certa

Utilizar uma iluminação sobre um quadro dá um efeito bem interessante. Porém, cuidado com a escolha do tipo de lâmpada. Se for quente pode estragar a pintura a óleo, por exemplo.

Agora que você aprendeu a como harmonizar os quadros na decoração, aprenda a combiná-los em diferentes ambientes:

Cozinha

Por ser um ambiente muito frequentado, os quadros coloridos são ótimas opções, pois trazem alegria ao ambiente. Uma ótima sugestão é usar também molduras coloridas. Para quem não tem muitas paredes livre nesse espaço, uma dica quadros na bancada.

Salas de Jantar

Esse ambiente é um dos espaços mais democráticos e versáteis da casa, por ser cenário das refeições em família e de reuniões entre amigos. Para ambientes mais clássicos, uma dica é usar quadros de vasos e ânforas, que estão muito em alta. Quadros com imagens em preto e branco também estão na moda e são ótimas opções.

Mas, se quer um ambiente contemporâneo, uma dica é usar quadros abstratos, esculturas ou adesivos parede.

Salas de Estar

Para salas de estar com decoração contemporânea ou moderna, use quadros abstratos, o que torna o ambiente mais vibrante. Em algumas salas de estar onde tons pastéis e cores pálidas são destaques, quadros com fotografias em preto e branco e com cenas do cotidiano também ficam bem legais.

 Escritório

Esse local remete sempre ao trabalho. Por isso, opte por quadros com paisagens urbanas ou de natureza, objetos ou animais. Você pode usar também imagens mais descontraídas que possam representar o estilo ou até mesmo profissão de quem utiliza o ambiente.

Quarto casal

Pendurar quadros na cabeceira é uma tendência. Você pode usar de várias formas, como colocar um quadro reto sem molduras preenchendo toda sua extensão ou uma peça centralizada com adaptação de LED ou mangueira de luz embutida.

Nas laterais da cama, por exemplo, dá para fazer composições de dois, três ou mais quadros, com formatos quadrados ou horizontais.  Nunca esqueça de criar combinações harmônicas.

Quarto Infantil

Nos quartos das crianças, uma ótima sugestão é usar quadros menores, com imagens de animais, desenhos. Use sempre uma temática infantil ou que esteja relacionada ao tema principal da decoração do quarto. Opte por imagens bonitas, alegres e ricas em detalhes.

Nesse local, uma dica é usar telas menores acompanhando o alinhamento dos degraus.

Hall 

Você pode usar e abusar das opções. Dá para criar uma composição com um quadro apoiado a um aparador e mais alguns objetos de decoração ou com diversos quadros fixados na parede acima de um aparador. É possível também fixar apenas um quadro maior que ficará em destaque.

Com essas dicas, ficou bem fácil combinar quadros em vários ambientes.

2 comentários em “Aprenda a combinar quadros com a decoração ”

  1. Adoro essas dicas. Agora, se vocês puderem postar modelos de quadros, vou agradecer. Principalmente de Anjos para cabeceira de cama de casal. Bom dia.

    Responder

Deixe um comentário