Decoração de Jardim: Detalhes que Fazem a Diferença

Seu quintal está um pouco abandonado, sem formato e graça? Você sonha em ter um jardim lindo como nos filmes, cheio de cores e recantos, mas não tem muita grana nem tempo para isso?

Pois saiba que não é tão difícil assim deixá-lo mais parecido com o que você imagina – é preciso somente uma boa dose de criatividade.

Neste artigo, vamos dar dicas práticas de como repaginar seu jardim e deixá-lo mais charmoso e aconchegante. Veja abaixo.

Aposte em plantas e flores

Vegetação é o primeiro elemento que nos vem à mente quando pensamos em quintais bonitos, certo? É que ela faz mesmo toda a diferença.

Tente selecionar uma variedade de cores, formas e tamanhos em plantas e flores para conferir variedade ao design do seu jardim.

Uma dica é consultar alguma loja de jardinagem local para entender quais espécies irão prosperar melhor em sua área. Plantas nativas, as da família hemerocallis e margaridas amarelas são exemplos de espécies fáceis de cuidar.

Lembre-se apenas que as flores anuais terão de ser substituídas a cada ano, enquanto que as perenes precisarão de cuidados e poda para mantê-las com uma boa aparência de estação para estação.

Photo by Annie Spratt on Unsplash

Brinque com texturas

Pedregulhos, pedras, cascalhos e cascas de árvores são elementos que você pode adquirir facilmente e que vão deixar seu jardim mais interessante. Adicione-os ao redor das plantas e flores, criando o desenho que mais lhe agradar.

Se seu quintal for grande, uma boa ideia também é investir em caminhos com diferentes tipos de brita. Elas são uma ótima opção pois costumam ter um custo mais baixo do que outros tipos de pedras.

A vantagem é que, além de deixar o ambiente mais charmoso, as pedras são práticas e não acumulam tanta sujeira, nem necessitam de manutenção recorrente, como poda e irrigação.

Pense na mobília

Um jardim não é feito só para ser bonito, mas também para podermos desfrutá-lo, certo? Por isso, é interessante ocupar alguns espaços livres com móveis funcionais e confortáveis.

Pense em como um conjunto de mesa, cadeiras, bancos, rede ou espreguiçadeira complementaria seu conforto e prazer na área, além de adicionar um elemento visual atraente.

Tente combinar a cor da mobília com o design geral e pesquise sobre os cuidados com cada peça de acordo com o clima da região.

Photo by Rishi Deep on Unsplash

Não esqueça da iluminação

Seu quintal pode ser tão encantador à noite quanto à luz do dia, basta planejar um sistema de iluminação bastante simples.

Aposte em lanternas, spots externos e pequenos nichos com lâmpadas em pontos estratégicos do jardim, criando um ambiente aconchegante e até mesmo romântico.

Dê preferência à luz amarelada e discreta à azul e brilhante para garantir maior conforto visual durante a noite.

Adicione toques finais

Por fim, alguns detalhes e toques pessoais podem incrementar o visual do seu jardim. Inclua elementos charmosos como casa de passarinho, alimentador de pássaros, carrinho de mão, floreiras ou porta flores.

Você também pode personalizar o ambiente com itens especiais, como antiguidades, uma pia velha ou um regador, usados ​​como recipientes.

Mas lembre-se que menos é mais. Muitos itens diferentes podem ficar confusos e prejudicar a aparência geral que você está tentando alcançar.

E aí, viu como pode ser fácil dar uma cara nova ao seu jardim? Guarde bem nossas dicas e mãos à obra!

LEIA TAMBÉM COMO DECORAR VARANDAS AMPLAS EM SEU APARTAMENTO

Deixe um comentário