Por que a iluminação é um fator essencial para a decoração de sua casa?

Conheça 6 ideias esclarecedoras sobre iluminação na decoração, um  elemento chave no design de interiores.

Imagem: pixabay

Mudar para uma nova casa ou resolver traçar um novo projeto de decoração para onde já se mora pode ser uma das grandes alegrias da vida, mas também pode ser um momento de incerteza, especialmente quando se trata de dúvidas sobre iluminação.

Infelizmente, a iluminação é um dos elementos mais negligenciados e importantes numa decoração. Porém, Com um pouco de planejamento e seguindo os mesmos passos usados ​​pelos designers de interiores profissionais, você terá uma hipótese muito maior de sucesso.

Afinal, a iluminação de uma casa é extremamente importante em imóveis em São Paulo e de todo o Brasil, justamente porque ela não só embeleza, mas pode alterar o humor de um ambiente, assim como o tamanho percebido de uma sala ou um quarto, por exemplo.

Detalhes como localização e o tipo da iluminação de ambientes são aspectos importantes para o design de interiores, bem como o conjunto de cores, tamanho do ambiente, disponibilidade de luz natural e seleção de móveis. Os elementos que se juntam quando a iluminação certa é alcançada transformam qualquer espaço  numa combinação perfeita de funcionalidade, estilo e harmonia.

Quadro Abstrato em Tela Canvas com Moldura Dourada – Decore Pronto

 

1. Gerenciamento de cor

O uso da iluminação pode adicionar ou subtrair as cores gerais de uma casa, ou apenas as superfícies que a luz deve melhorar. Cores mais escuras fazem um ambiente parecer menor e mais apertado, enquanto as paredes de cores claras fazem o oposto. A ilusão do espaço é definida pela luz refletida nas superfícies das paredes. Alguns tipos de iluminação ajudam nessa ilusão, iluminando ainda mais as paredes. Além disso, a iluminação direcional, como uma luz de faixa, pode suavizar as cores da sua parede. Também há iluminação embutida nas latas, com um brilho suave e descendente que ilumina o chão, não as paredes. Isso se opõe às luzes penduradas no centro de um determinado ambiente, que fornecem iluminação ambiente ou iluminação de parede. Nos dois casos, isso pode afetar a claridade ou a escuridão de uma seção colorida. Então esteja atento a esta dica!

 

2. Iluminação Direcional

A iluminação de uma casa fornece iluminação para toda ela de maneira igual ou se destaca elementos muito específicos? A iluminação do chão é o exemplo perfeito de iluminação posicional. Pendurados no teto, os pescoços e luminárias ajustáveis ​​podem ser apontados para elementos específicos, como um quadro decorativo, ou focando em um vaso de flores em uma mesa de entrada, um tampo da barra ou da ilha da cozinha, por exemplo. Considere montar diferentes tipos de iluminação direcional nas paredes também. A iluminação embutida pode ser usada em pisos e tetos para criar feixes de luz verticais, em oposição a um brilho geral das luminárias centrais penduradas no teto. Então aposte nisso!

 

3. Funcionalidade

Um papel importante da iluminação no ambiente interno é a funcionalidade. A iluminação precisa servir a um propósito, ou simplesmente desperdiça eletricidade. De dia, lustres que não são usados ​​servem apenas em grandes vestíbulos abertos, como item decorativo, por exemplo. À noite, luzes de parede adicionam comprimento e tamanho a um hall de entrada, por exemplo, dando uma harmonia visual além de iluminar o caminho. Considere o estilo de iluminação que você deseja garantir para obter o melhor tipo direcional ou luminescente para a sua configuração de projeto de interiores. Para quartos e home office, por exemplo, opte por iluminação específica em locais de tarefas, como mesas e outras áreas de trabalho, onde a funcionalidade é mais importante do que a iluminação geral.

Ambiente Real – Cliente Decore Pronto.

 

4. Espaço

Tanto a iluminação natural quanto a artificial ajudam na ilusão de espaço, e este pode ser um trunfo para quem coloca casas para alugar em São Paulo. Para uma sala mais escura, encontre maneiras de trazer mais luz natural de espectro total. Se uma casa não tiver iluminação suficiente, ela parecerá apertada. Isso é agravado pelos arranjos de móveis próximos como, por exemplo, numa sala de estar, com combinações de mesa de café, mesa final, sofá, cadeira e assento de amor em um ambiente menor. Lâmpadas de canto, arandelas de parede e luzes penduradas centralmente no teto ajudam a iluminar uma sala, quartos, corredores e até mesmo a cozinha e a lavanderia se a iluminação natural não estiver disponível e ajudam a criar um espaço visualmente maior. Isso se aplica a qualquer configuração – em casa ou no escritório. A iluminação natural é preferida à iluminação artificial, pois mostra melhor as cores e aumenta o espaço visual de uma sala refletindo nas superfícies reflexivas. Considere então, instalar claraboias ou janelas grandes se quiser mais luz natural em seu imóvel.

Quadro em Tela Canvas com Moldura Flutuante – Fotografia Menina Africana 150x100cm – Decore Pronto

 

5. Iluminação de cabeceira e embutidas

Ao escolher luzes para as mesas de cabeceira, pense em como as usará. Eles são estritamente decorativos ou serão mais funcionais? Se você os estiver usando como luzes de tarefas, verifique se eles podem girar para facilitar a leitura na cama. A iluminação com fita de LED na parte inferior ou superior de armários é uma ótima maneira de criar uma luz noturna que parece fabulosa. As arandelas do banheiro são ótimas para iluminar o rosto no espelho. Eles funcionarão melhor se você puder montá-los perto da altura do seu rosto, mas se você não tiver espaço, uma arandela acima do espelho também funcionará bem. A iluminação embutida em escada pode levar qualquer reforma para o próximo nível; não é muito cara e é altamente funcional.

 

6. Iluminação personalizada

Se estiver com dificuldades para encontrar a iluminação perfeita, entre em contato com um fabricante ou designer de iluminação local. Como a arte, a iluminação é pessoal e subjetiva. Você pode se beneficiar ao trabalhar com alguém para projetar seu acessório perfeito!

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam saber porquê a iluminação é um fator essencial para a decoração de uma casa, e também possa se inspirar com nossas ideias e dicas!

Até a próxima!

 

 

2 comentários em “Por que a iluminação é um fator essencial para a decoração de sua casa?”

Deixe um comentário