5 dicas para decorar sua sala de cinema

Ter uma sala de cinema em casa é o sonho de consumo de muita gente. Afinal, separar aquele cantinho para se reunir confortavelmente com a família e os amigos para relaxar faz a diferença na rotina!

E a boa notícia é que atualmente dá para montar e decorar salas de cinema em casa com itens tecnológicos e objetos de qualidade sem precisar gastar muito. Televisores e aparelhos de home theater têm se tornado mais acessíveis, garantindo um ambiente realmente cinematográfico.

Então, a seguir separamos 5 dicas essenciais para você montar a sua sala de cinema e deixá-la linda, confortável e tecnológica!

1. Aposte em cores neutras em sua sala de cinema

Vamos pensar que o objeto principal da sala de cinema é a televisão, certo? Então, a primeira dica é decorá-la com cores neutras para que esse aparelho se destaque.

Na prática, como os olhos estarão voltados ao conteúdo que está passando na televisão, então podemos decorar o ambiente com objetos e móveis em tons mais neutros para aumentar o foco e a concentração no entretenimento.

Os tons mais escuros de cinza, por exemplo, são muito utilizados para gerarem um ambiente mais parecido ao de um cinema tradicional, deixando o foco para a televisão. Mas os tons mais claros também podem dar elegância ao ambiente.

Olhe só:

(Foto: Reprodução / Decoist)

(Foto: Reprodução / Blog Loft)

 

2. Invista em uma iluminação aconchegante

Quando a gente vai em um cinema tradicional, um dos primeiros detalhes que nos chamam a atenção é a escuridão, não é mesmo?

Toda a iluminação é pensada para que os olhos se voltem à tela de maneira mais confortável. Por isso, invista em pontos de iluminação em sua sala de cinema.

De maneira geral, uma boa iluminação da sua sala de cinema pode ser composta de três tipos:

  • Uma iluminação geral para o dia a dia do seu home theater – afinal, ele faz parte da sua casa. Para isso, você pode utilizar uma luz indireta em arandelas nas laterais, por exemplo.
  • Pontos de luz sobre a televisão, posicionados em spots ou em sancas no teto. Nesse caso, invista em luzes com dimmers para que você controle a intensidade.
  • Balizadores para criar pontos que permanecem iluminados mesmo com as demais luzes apagadas, garantindo, dessa forma, uma circulação mais segura. Fitas de Led embutidas por detrás ou embaixo dos móveis são bons exemplos. 

(Foto: Reprodução / Viva Decora)

 

3. Invista em cortinas e tapetes em sua sala de cinema

Se o cômodo tiver janela, invista em uma boa cortina com tecido tipo blackout para escurecer a sala de cinema na hora do filme. 

Além de deixar o ambiente mais confortável, a cortina também ajuda a abafar o som do lado de fora. Invista em modelos que vão até o chão para deixar a sala de cinema com mais harmonia.

Também inclua na lista de decoração um tapete bem confortável – afinal, sempre tem gente que prefere se aconchegar no chão para assistir ao filme, não é? Neste caso, reserve  também almofadas grandes para proporcionar mais conforto a elas.

(Foto: Reprodução / Blog Colecionador Burohaus)

 

4. Invista em um bom sofá para sala de cinema

Se uma das grandes vantagens de ter uma sala de cinema em casa é o conforto que ela pode proporcionar para assistir a um bom filme, então precisamos esquecer daquelas poltronas desconfortáveis do cinema tradicional, não é mesmo?

Um sofá para sala de cinema precisa ser aquele de tecido bem confortável, e, de preferência, retrátil para garantir ainda mais conforto.

Caso não seja possível ter um sofá retrátil, então vale a pena investir em pufes para os pés e para decorar o sofá, não se esqueça de investir em diferentes almofadas.

(Foto: Reprodução / Pinterest)

 

5. Escolha quadros e objetos decorativos que remetem ao cinema

Bom, depois que você já instalou as bases da sua sala de cinema, é preciso dar aquele toque especial com objetos de decoração.

Decorar a sala de cinema não é difícil. Afinal, já temos um tema: cinema! Então, use e abuse de itens que remetem à Sétima Arte.

Capriche na escolha das almofadas, e claro, do kit de cinema composto por baldes de pipoca, copos, canudos, bombonieres para os petiscos e doces, etc. 

E também não se esqueça dos quadros decorativos. Pôsteres de filmes, de estrelas do cinema e outros elementos garantem a personalidade desse ambiente, como estes aqui:

Mas você também pode incluir outros tipos de quadros, como os abstratos e as paisagens de cidades, por exemplo, de acordo com a decoração da sua sala de cinema. Enfim, a escolha fica por sua conta!

Para te ajudar, separamos uma página específica com quadros decorativos que ficam perfeitos em sua sala de cinema. Escolha agora mesmo os seus e personalize-os aqui na Decore Pronto!

 

3 comentários em “5 dicas para decorar sua sala de cinema”

Deixe um comentário