7 Ideias de Decoração Sala Pequena

É perfeitamente possível investir em uma decoração para sala pequena que seja simples e que fique maravilhosa. Exemplos não faltam por aí, não é mesmo? 

Com as ideias certas colocadas em prática, é possível até mesmo deixar o ambiente com uma sensação de amplitude e de mais aconchego.

Portanto, vamos lá!

(Reprodução / Pinterest)

Não adianta sairmos comprando vários objetos de decoração e móveis para a sala sabendo que ela não vai comportar tudo isso de modo harmônico.

Por isso é importante tirar um tempo para pensar (ou repensar) sobre esse cômodo. Uma sala pequena precisa reunir conforto e também aproximar moradores e visitantes, já que é uma área de convivência. Ou seja, a sala é o seu “cartão de visitas” da casa.

Existem vários truques interessantes para você aprender como aproveitar um espaço pequeno na sala. 

Vamos às dicas? 

Como decorar uma sala pequena e simples? Confira 7 dicas: 

 

1. Invista em móveis planejados

Essa é uma das principais dicas de decoração não apenas para salas pequenas, mas para qualquer outro cômodo da casa.

Quando se decora uma sala, independentemente do tamanho, é preciso sempre considerar o espaço destinado à circulação de pessoas. Ao desconsiderar esse “detalhe”, é muito provável que o ambiente acabe com aspecto de lugar apertado. E ninguém quer isso.

Especialmente em imóveis pequenos, a proporção entre mobília, metragem e espaço de circulação deve ser milimetricamente respeitada. 

Por isso, preservar a harmonia e, ao mesmo tempo, equipar a sala com todo o necessário, exige que haja investimento em móveis sob medida.

(Reprodução / Homify)

 

2. Inclua prateleiras na sala pequena

A segunda dica de como aproveitar o espaço de uma sala pequena é investindo em prateleiras. 

Afinal, elas possibilitam, ao mesmo tempo, a organização e o melhor aproveitamento das paredes, sem deixar o ambiente carregado.

(Reprodução / Casa da Valentina)

As utilidades são infinitas: 

  • acomodar livros e revistas; 
  • expor bebidas;
  • guardar caixas organizadoras;
  • colocar plantas para deixar o ambiente mais agradável;
  • exibir peças de decoração. 

Tudo depende unicamente do seu estilo. Essa versatilidade confere às prateleiras o título de grandes coringas da decoração para sala pequena. 

Aqui também vale mencionar os nichos, cuja utilidade é bem parecida.  A diferença fica por conta do formato. Enquanto as prateleiras são tábuas retas, os nichos costumam ter formato de cubos, vazados ou não. Escolher entre um e outro é questão de gosto.

Leia também: 5 dicas para decorar a sua sala de cinema

3. Pinte as paredes de cores que ampliam o ambiente 

As próximas duas dicas de decoração para sala pequena dizem respeito à sensação de ampliar o ambiente sem necessitar de reformas.

As cores influenciam na perspectiva de tamanho dos cômodos. Nesse caso, pinte as paredes de tons claros para promover a sensação de amplitude na sala.

Mas quais as cores que ampliam o ambiente? Alguns exemplos:

  • Branco;
  • Bege;
  • Cinza;
  • Rosé.

Também considere utilizar um papel de parede claro e com listras verticais, que também ampliam a sensação de um pé direito mais alto.

(Reprodução / Viva Decora)

 

4. Coloque espelhos na sala pequena

A segunda dica de decoração para sala pequena que dá a sensação de amplitude é utilizar espelhos.

Os espelhos são conhecidos aliados dos ambientes pequenos. Além de dar sensação de amplitude, esses itens têm o poder de favorecer a iluminação natural e destacar os pontos fortes da decoração.

Mas onde colocar espelho na sala? Antes de sair distribuindo espelhos pela sala, preste atenção nas dicas:

  • Antes de posicionar o espelho, observe muito bem o que ele vai refletir. Você não quer um espelho refletindo o interior do seu banheiro, certo? Tente valorizar uma escultura, um lustre, uma planta ou algo que realmente mereça ser visto duas vezes.
  • Não limite o uso dos espelhos a um quadrado pendurado na parede. Existem móveis espelhados que podem cair muito bem, como mesas de centro, armários e por aí vai.
  • Os espelhos verticais costumam dar a impressão de cômodos mais altos. Por isso, se você quer que a sua sala pareça ter um pé direito maior, invista em espelhos que vão do teto ao chão.

Saiba mais: Como ampliar um espaço pequeno usando espelhos?

5. Coloque puffs na sala pequena

Não é porque você tem uma sala pequena que precisa colocar os amigos sentados no chão, né? 

Os puffs, sobretudo os quadrados ou retangulares, são ótimos recursos para acomodar as visitas confortavelmente sem precisar de muito espaço.

Você pode encontrar essas peças nos mais diferentes estilos, estampas e texturas. Basta escolher a que mais combina com o restante da decoração.

Quando não estiverem sendo utilizados, os puffs podem ser guardados embaixo de algum móvel, na lateral do sofá ou até no meio da sala, como se fossem uma mesinha de centro.

(Reprodução / Pinterest)

 

6. Coloque um piso contínuo na sala pequena

A sexta dica é algo que talvez você nunca tenha reparado, mas que faz toda a diferença, especialmente em ambientes pequenos.

Você já reparou que em construções mais antigas, é muito comum que cada cômodo tenha um piso diferente? A cozinha tem um piso, na sala o modelo já é outro e os quartos todos com um terceiro modelo. Provavelmente na casa dos seus pais ou dos seus avós é assim.

Quando esse padrão é usado em casas ou apartamentos espaçosos, não há muito problema. No entanto, quando o assunto é ambiente pequeno, o efeito visual provocado pelos pisos diferentes faz com que o cômodo pareça menor do que já é.

Em contrapartida, ao utilizar um único revestimento em todo o apartamento, incluindo a sala, o efeito de continuidade proporciona a sensação contrária: amplitude. Por isso, se no seu apartamento os pisos são diferentes, é hora de mudar.

(Reprodução / Decor Fácil)

 

7. Saiba como colocar quadros decorativos na sala pequena

A nossa última dica de decoração para sala pequena é investir em quadros decorativos.

Mas aqui precisamos de uma atenção especial para deixar o ambiente harmônico.

Aqui, precisamos ter em mente de que não são os quadros na parede que causam o efeito de sala de estar muito cheio e desproporcional; são os objetos que estão no piso que dão essa sensação.

Por isso, você pode caprichar na escolha de quadros decorativos. Você pode colocar um grande para destaque, ou, ainda, fazer uma mistura de quadros pequenos criando um contraste interessante. Use a sua criatividade e estilo!

Leia também: https://blog.decorepronto.com.br/quadros-decorativos-personalizados-decore-pronto/

 

Hora de colocar a mão na massa na decoração para sala pequena!

Agora que você já sabe o que fazer para ter uma sala pequena e, ao mesmo tempo, espaçosa, é hora de repaginar esse cômodo.

Vale lembrar que essas dicas servem para qualquer tipo de sala, seja ela um único ambiente ou um ambiente integrado. Nesse caso, é interessante também investir em divisórias vazadas para delimitar os ambientes de forma leve.

Para te ajudar nessa tarefa de decoração para sala pequena, te convidamos a conferir a nossa loja virtual da Decore Pronto. Lá tem quadros, espelhos e móveis que deixarão o seu espaço mais lindo e harmônico!

 

8 comentários em “7 Ideias de Decoração Sala Pequena”

  1. As fotos divergem das sugestões dadas, além do que, muitas salas são grandes. Precisa haver atenção entre o tema da matéria e as fotos. Mas a matéria está boa. Ótimas dicas.

    Responder
  2. Oi tudo bem?
    Excelente seu Blog e todas as dicas de decoração. Eu vejo a importância de uma boa decoração, por mais simples que seja na hora de tirar fotos pra vender um imóvel. Sempre falo com os clientes sobre isso, as fotos ficam bem mais apresentáveis quando a decoração ajuda e consequente a venda sai mais rápido, vou indicar seu blog pra nossos clientes.

    abç

    Responder
  3. Parabéns pelo Blog!
    Eu amei essa ideia da pintura e dos espelhos em ambientes pequenos, para dar uma sensação de amplitude no espaço. Vou usar esta técnica na minha reforma já que minha sala é bem pequenina.

    Responder

Deixe um comentário